domingo, 13 de outubro de 2013

Definição da Rota

Ao traçar a rota pelo Google Maps, o programa tenta traçar a rota mais curta, mas nem sempre a rota mais curta é a melhor. Quando eu traço a rota saindo da zona leste de São Paulo, o programa traça esta rota:

Rota inicial
Olhando esta rota, percebi que o Google ignora completamente alguns fatores, que são importantes para a viagem, dentre os quais vou destacar os mais importantes:

  • Na saída ao invés de pegar a Regis Bitencourt desde o começo na zona sul de sampa, prefira acessar a rodovia vindo pela baixada santista e litoral sul de São Paulo.

Porque: Da zona leste você chega em Santos rapidamente pelo rodoanel (sentido Itaquera/Santo André) e depois pega a rodovia Pedro Taques, que praticamente é uma reta plana direto até a Regis em Miracatu.
De Santos até Peruíbe a estrada é bem pavimentada, pista dupla, e a viagem rende. Mais uns 30Km em estrada simples mas com pouco movimento até chegar na rodovia.
Melhor do que enfrentar a serra do Cafézal, na Régis lotada de caminhões, pista simples, e frequentemente em obras, atrasando muito a viagem.
A vantagem é que você ganha de 60 a 90 mins, mas anda 50Kms a mais na distância percorrida.
Apesar da quilometragem um pouco maior indo pelo litoral, você ganha no conforto e no tempo de viagem. Eu prefiro ir pelo litoral, onde a estrada ajuda e a segurança para automóvel de passeio é bem melhor.


  • Em vez de ir por dentro de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, preferi fazer um caminho que eu já conhecia de viagens anteriores, pelo litoral de Santa Catarina.

Porque: Saindo da Régis Bitencourt pelo Rodoanel no Paraná, você cai na BR 101, que é duplicada e em boas condições até Porto Alegre. Indo por Santa Catarina por dentro, você vai encontrar transito pesado de caminhões em estrada simples com difícil ultrapassagem. Tem muitas curvas e serra.
Pela BR 101, o caminho quase todo é plano e reto, salvo por duas serrinhas que a rodovia passa. A dica foi de um primo, caminhoneiro inclusive, que conhece bem todas estas estradas e ja foi para a Argentina de carro umas duas ou três vezes.

  • Entrando na Argentina, o mapa não traça a melhor rota. Estranhamente a rota escolhe um trajeto muito mais longo para chegar a capital federal.

Porque: Deve haver algum problema do Google com a Argentina, as ruas não tem Street View, e as fotos de Satellite estão muito desatualizadas, muito mesmo.
Por este motivo, eu vou separar a rota em duas partes, a primeira parte com o trajeto apenas no Brasil e a segunda parte rodando apenas na Argentina.

Assim, depois das devidas correções, a primeira parte do trajeto ficou assim:
Rota programada até Uruguaiana

Por onde entrar na Argentina?
Depois de ler e reler varias dicas de outros blogs de pessoas que fizeram esta viagem, percebi que o melhor e rodar o máximo que você puder dentro do Brasil, onde você pode usar o seu cartão de banco em qualquer lugar, falar a sua língua, etc.

Li relatos de gente que entrou na Argentina por Foz do Iguaçu, pode ser legal se você quiser conhecer Foz, mas se a intenção e rodar o máximo no Brasil e usar a "ultima" fronteira, então a entrada é por Uruguaiana, lembrando que esta tem uma infra-estrutura completa caso você precise de alguma coisa de ultima hora, como consertar ou comprar alguma peça pro carro, pegar dinheiro em qualquer caixa eletrônico do seu banco, livre escolha para almoçar ou jantar em restaurantes espalhados pela cidade, etc.

Pelo Uruguay
Um outra opção, seria atravessar o Uruguay para entrar na Argentina, que você pode fazer de duas maneiras:

  1. Ao chegar em Porto Alegre, você continua seguindo a costa, atravessando o Uruguay até Colonia del Sacramento, dali pra chegar na Argentina, é só pegar a balsa com carro e tudo, em umas três horas você chega na Argentina. O problema desse caminho é que a balsa (Buquebus) é muito cara, acaba não compensando, mesmo a distância total  ficando menor.
  2. Descer por Uruguaiana (BR 472) até a divisa com o Uruguay e continuar descendo margeando o rio Paraguay, onde você pode entrar na Argentina por Salto ou Paysandu ou Fray Bentos, a ultima fronteira que dá pra atravessar por ponte.

De qualquer escolha que você faça, atravessar pelo Uruguay implica em alguns custos adicionais, pois você vai ter que ter a moeda do Uruguay alem de outros tramites legais.
Por isso eu preferi entrar por Uruguaiana, assim você atravessa apenas por um país.

Nos relatos escritos até meados de 2012, ouvia muito se falar da polícia Argentina na Ruta 14 (RN14) e de alguns policiais corruptos que exigiam propina de turistas brasileiros. Por este motivo, muitos preferiam ir pelo Uruguay para evitar estes aborrecimentos.

Tenho o dever de informar que isto não existe mais. Ficou no passado. No maximo vão te parar para pedir documentos de habilitação e do carro, além do seguro "Carta-Verde". Se você estiver com tudo certinho, documentação em ordem, carro em ordem com todos os equipamentos exigidos, não tera nenhum problema com a polícia.

Nós só fomos parados uma única vez, logo na entrada da RN14, mas era um comando de rotina, que parava todos os carros, argentinos ou não, pedindo os documentos necessários.
Andamentos quase 1.500Km na Argentina (ida e volta) e só fomos parados esta vez, mesmo passando por algumas bases policiais pelo caminho.

Enfim a rota programada para rodar na Argentina ficou assim:
RN14 Parte 1

RN14 Parte 2
Porque a rota da RN14 esta dividida em duas partes?
Porque para o Google, a RN14 não esta terminada, ela quebra na metade.
Nas imagens de satélite, aparece a estrada em obras ainda.
Bom, posso dizer que este trecho já esta terminado, a estrada esta todinha duplicada com exceção de dois trechos bem curtos mais próximos a Uruguaiana onde a estrada esta sendo recapeada ou para construção de um ponte para atravessar uma linha férrea. Pela situação das obras em setembro eu diria que estará tudo pronto até o final de 2013.

Bom, agora que a rota já foi toda calculada e programada, vamos fazer umas contas, ver pontos de parada, etc. Tudo isso no próximo post.


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